Quando trocar o bebê conforto pela cadeirinha segundo a Lei Brasileira
No Brasil, o trânsito é uma das principais causas de morte acidental entre crianças de zero a 14 anos.
Quando se trata da segurança de crianças em carros, a importância de dispositivos como o bebê conforto, a cadeirinha e o assento de elevação não pode ser subestimada. Estudos nos Estados Unidos mostram que, quando instalados e usados corretamente, esses dispositivos podem reduzir o risco de fatalidades em até 71% em caso de acidentes.
O Código Brasileiro de Trânsito estabelece que, até os sete anos e meio, todas as crianças devem ser transportadas obrigatoriamente usando um desses dispositivos de retenção. Mas, você sabe quando é o momento certo de trocar de um dispositivo para outro?
Para ajudá-lo com essas transições, a Criança Segura preparou três matérias especiais que explicarão até quando as crianças devem usar cada um dos dispositivos de retenção.
Vamos começar?
- Quando devo trocar o bebê conforto pela cadeirinha?
- De acordo com a legislação brasileira, a criança deve utilizar o bebê conforto até completar um ano de idade.
- No entanto, é importante verificar o manual do equipamento para saber qual é o peso máximo suportado (geralmente até 13 kg). Quando a criança ultrapassar esse peso, é hora de fazer a troca pela cadeirinha.
- Se o topo da cabeça da criança ultrapassar o limite do bebê conforto, também é necessário trocar o equipamento, pois ele deixará de proteger completamente a criança em caso de colisão.
- Por que é importante manter a criança de costas para o movimento no bebê conforto?
- A posição de costas para o movimento é considerada a mais segura para a criança dentro de um carro.
- O bebê conforto é projetado para ser utilizado nessa posição, proporcionando maior proteção em caso de impacto.
- Mesmo que as perninhas da criança fiquem dobradas dentro do equipamento, isso não representa um problema do ponto de vista da segurança.
O bebê conforto é o primeiro dispositivo de retenção a ser utilizado pela criança, desde o nascimento. Projetado especialmente para recém-nascidos, ele possui um formato de concha que proporciona conforto e proteção adequados.
Para mais informações sobre prevenção de acidentes com crianças e adolescentes, assine nosso Boletim e fique por dentro de tudo que publicamos.